contato@jorgevalente.com.br

Verão com saúde

sábado, 4 de fevereiro de 2012

A estação mais quente e maisanimada do ano está agitando Salvador, e o calor é um convite para curtir apraia, piscina e se divertir muito. Mesmo nos momentos de diversão, porém, é precisonão se descuidar da saúde, principalmente para as mulheres, mais sensíveis aosfungos que podem atacar a região vaginal, e cuja ocorrência aumenta muito nestaépoca do ano.

O ginecologista Jorge Valentedestaca que a umidade é um fator que propicia a proliferação dessesmicro-organismos, por isso a permanência por mais tempo com roupas molhadas,além do contato com a areia da praia são fatores que favorecem a ocorrência defungos. “Os principais sintomas são corrimento espesso e coceira ou ardência,que pode ser mais intensa durante a relação sexual e ao urinar”, alerta.

AUTOMEDICAÇÃO – Um dos fatoresque agrava o problema dos fungos, que normalmente são tratados de formasimples, é que muitas mulheres optam pela automedicação. “Utilizar umamedicação incorreta ou da forma errada pode fazer com que ocorra oselecionamento de flora, fazendo com que o fungo se torne resistente ereincidente”, ensina Valente. A orientação correta é que, ao perceber qualquercorrigimento, coceira ou ardência na região vaginal, a mulher procure seumédico para avaliar qual o melhor tratamento.

Além disso, a prevenção éimportante. “Deve-se evitar ficar muito tempo com roupas molhadas. A mulherpode, por exemplo, trocar o biquíni, mesmo se pretende ir para outro lugardepois da praia, mas ficar com a roupa úmida não é indicado. Outra indicação éo uso de sabonetes para higiene íntima, que regularizam o PH da vagina”,conclui Valente.