contato@jorgevalente.com.br

Implante de gestrinona é eficaz no combate aos sintomas da TPM

quarta-feira, 16 de abril de 2014

Acabar com a Tensão Pré-Menstrual (TPM) é o sonho de muitas mulheres. E não por acaso, afinal,  essa disfunção provoca alteração no humor, irritabilidade, retenção de líquido, indisposição e uma série de outros sintomas que interferem significativamente na vida da mulher, trazendo prejuízos à saúde e também para as relações sociais.
 
“A intensidade da TPM depende de uma série de fatores, mas há casos muito severos que causam impacto na qualidade de vida da mulher. Não é incomum ouvir de pacientes que têm mudanças de humor frequentes neste período que nem elas mesmas se suportam”, conta o ginecologista Jorge Valente, diretor médico do CEPARH (Centro de Pesquisa e Assistência em Reprodução Humana).
 
A TPM atinge entre 10% e 15% da população feminina, mas alguns tratamentos têm ajudado a combatê-la. Segundo o médico, entre os mais eficazes está o implante de gestrinona. Desenvolvido pelo médico e cientista baiano Elsimar Coutinho, trata-se de um implante hormonal subcutâneo que é liberado gradativamente na corrente sanguínea ao longo de um ano, inibindo a ovulação e a menstruação. 
 
“Além de ter uma duração maior do que os outros implantes e funcionar como um anticoncepcional, a gestrinona é considerado um dos mais eficazes justamente porque  atua diretamente na melhora do humor e na qualidade de vida”, explica o profissional. As dosagens são personalizadas de acordo com a necessidade de cada paciente, a mais comum é a G6, que utiliza seis implantes.
 
O implante normalmente é aplicado na região glútea e, um mês depois, a maioria das mulheres para de menstruar. O procedimento de implantação costuma durar cerca de dez minutos, é indolor – já que é feito com anestesia local – e não apresenta restrições.  “Ele também tem um efeito excelente sobre a endometriose, a osteoporose e atua na redução de miomas e no sangramento uterino”, diz Jorge Valente.
 
O implante ainda ajuda a combater a celulite e contribui para o ganho de massa muscular, mas o médico lembra que como todo medicamento ou intervenção médica, a indicação para o uso dos implantes hormonais também deve ser estritamente avaliada e feita por profissionais que possuam total conhecimento sobre essa opção de tratamento.
 
“Como qualquer outro medicamento, o implante de gestrinona tem alguns efeitos colaterais, por isso, é preciso avaliar as condições de saúde da paciente previamente para, só então, poder indica-lo”, diz Valente, alertando que cada implante é feito de forma individualizada, levando-se em consideração as características de cada paciente.
 
Entre os efeitos colaterais estão a seborreia, acne, queda de cabelo e rouquidão. “Esses efeitos podem surgir nos primeiros meses após a implantação, quando a paciente ainda está em fase de adaptação, mas logo desaparecem”, explica o especialista.