quinta-feira, 7 de abril de 2011
Incontinência urinária

O que é: A incontinência urinária é a perda involuntária de urina da bexiga, acarretando transtornos na qualidade de vida da mulher, fazendo com que a paciente modifique seus hábitos e, muitas vezes, altere sua vida social. A doença pode ser dividida em três tipos: incontinência de esforço, de urgência e mista.

Sintomas e grupos de risco: Pode surgir em qualquer idade, porém, torna-se mais frequente com o aumento da idade, afetando cerca de 30% das mulheres após a menopausa. A obesidade, o tabagismo, múltiplos partos e cirurgias pélvicas prévias são uns dos principais fatores de risco da doença. Além disso, a doença também está associada a fatores genéticos.

Tratamento: O tratamento varia de acordo com o tipo de incontinência urinária diagnosticada, variando desde o tratamento com medicação, fisioterapia, cirurgia ou combinação de um desses tratamentos.

Prevenção: A prevenção da incontinência urinária passa pelo controle do peso e pela pratica de exercícios físicos, ajudando a fortalecer a musculatura pélvica que dá sustentação à bexiga e à uretra. Para a mulher, é importante evitar os exercícios de alto impacto, além de uma boa assistência pré-natal e durante o parto, fundamental para evitar traumas na região pélvica.

Autor: ASCOM Jorge Valente
Publicação vista 1662 vezes

segunda-feira, 10 de dezembro de 2018
Tratamento com laser melhora saúde intima e vida sexual da mulher
sexta-feira, 26 de outubro de 2018
Perda da libido feminina pode ser atribuída a vários fatores
terça-feira, 28 de agosto de 2018
Fatores físicos e emocionais podem afetar ciclo menstrual
principal o profissional notícias
eventos patologias artigos
imprensa dicas de saúde contatos

*Para retirar seu nome da lista basta digitá-lo novamente acima.
Copyright 2011 © Jorge de Aguiar Valente Filho - CRM 13476